Os funcionários que entram em espaços confinados para realizar o trabalho podem enfrentar muitos perigos, incluindo atmosferas perigosas, incêndios, explosões e envolvimento. Enquanto os funcionários recebem treinamento sobre esses riscos, um supervisor treinado e qualificado para entrada em espaços confinados também deve estar presente. Os supervisores de entrada em espaços confinados não são treinados apenas sobre conscientização, funções e responsabilidades em espaços confinados, mas também são submetidos a um treinamento adicional para manter os funcionários trabalhando no espaço em segurança.
Responsabilidades do Supervisor
As responsabilidades de um supervisor de entrada em espaço confinado começam antes que qualquer funcionário treinado entre no espaço confinado. Eles devem entender todos os perigos do espaço , incluindo o modo, sinais, sintomas e conseqüências da exposição a cada um, e estar familiarizados com os controles de perigos necessários. Eles devem poder ler uma permissão de entrada e verificar se as condições de entrada são aceitáveis antes da entrada ser permitida. O supervisor de entrada também deve entender:
- Planos de comunicação entre o participante e o atendente
- Planos e serviços de resgate
- Como supervisionar as operações de entrada em espaços confinados e verificar rotineiramente as condições em andamento
Os supervisores de entrada em espaços confinados também têm a palavra final na determinação de condições aceitáveis para os funcionários que trabalham no espaço. Eles são responsáveis por encerrar os procedimentos de entrada sempre que necessário para a segurança dos funcionários. Os funcionários nunca devem entrar em um espaço confinado sem a presença de um supervisor devidamente qualificado.Sistemas de Permissão
Os supervisores de entrada em espaços confinados devem estar familiarizados com os procedimento de entrada em espaço confinado exigido por permissão do empregador . Os sistemas de Permição devem incluir:
- Identificação do espaço
- Finalidade, datas e duração da entrada permitida
- Nomes dos participantes autorizados e o atual atendente e supervisor
- Riscos do espaço permitido e seus controles, incluindo resultados de testes atmosféricos
- Condições de entrada aceitáveis
- Serviços de resgate
- Procedimentos de comunicação
- Equipamento fornecido, como EPI e equipamento de resgate
- Qualquer informação adicional necessária, incluindo quaisquer permissões adicionais que serão necessárias (como permissões para trabalho a quente)
Essas informações são cruciais para garantir a segurança de qualquer funcionário que entre em um espaço confinado. Nenhum funcionário deve ter permissão para entrar em um espaço confinado até que a PET - Permissão de Entrada e Trabalho seja totalmente desenvolvida e aprovada conforme a NR - 33.
O supervisor de entrada tem o poder de cancelar uma permissão e encerrar a entrada a qualquer momento. Se condições inaceitáveis surgirem ou a tarefa for concluída, a permissão será cancelada e, se for necessário fazer uma entrada adicional, será necessária uma nova permissão. Embora o trabalho para isso possa parecer extenso e repetitivo, alterações na atmosfera de um espaço confinado podem ocorrer a qualquer momento e por muitas razões, portanto, novas permissões são necessárias a cada vez. Os supervisores de entrada nunca devem permitir a entrada de alguém que não esteja na licença ou quando a licença for cancelada, pois isso pode levar a sérios efeitos à saúde e até a morte.
Como parte do desenvolvimento e da autorização da licença, um indivíduo devidamente treinado e qualificado deve realizar testes atmosféricos no espaço confinado necessário para a permissão. Atmosferas perigosas são um dos riscos mais significativos que os trabalhadores podem enfrentar em espaços confinados com permissão permitida. Os testes devem ser realizados para determinar a presença de:
- Teor de oxigênio
- A atmosfera pode ser deficiente em oxigênio (a concentração é menor que 19,5%) ou enriquecida em oxigênio (a concentração é maior que 23%)
- Ambas as atmosferas podem colocar em risco os trabalhadores iniciantes, com atmosferas deficientes em oxigênio, levando à perda de consciência e asfixia, e atmosferas enriquecidas com oxigênio, levando a um maior risco de inflamabilidade , além de incêndios e explosões espontâneas.
- Gases e vapores inflamáveis
- Todo gás ou vapor inflamável tem um limite inflamável mais baixo, ou LFL
- LFL é a menor concentração de um material combustível no ar que pode inflamar
- A concentração de material combustível no ar deve ser inferior a 10% do LFL
- Todo gás ou vapor inflamável tem um limite inflamável mais baixo, ou LFL
- Potenciais contaminantes do ar tóxicos
Após a conclusão dos testes, todos os resultados devem ser registrados na permissão de entrada. O supervisor de entrada em espaço confinado é necessário para verificar se esses testes foram realizados e documentados adequadamente por uma pessoa qualificada. Além disso, o supervisor de entrada deve garantir que o ar no espaço seja monitorado quando os trabalhadores estiverem no espaço, se houver risco de desenvolvimento de uma atmosfera perigosa.
Autorização
Depois que o espaço tiver sido avaliado e a permissão estiver concluída, ela deverá ser autorizada por uma pessoa que tenha autoridade para fazê-lo. Uma vez autorizado, o supervisor de entrada deve verificar as condições da licença e assiná-lo para autorizar a entrada. Uma vez concluído, o supervisor de entrada deve disponibilizar a permissão a todos os funcionários envolvidos no processo de entrada. Isso pode ser feito publicando a permissão no portal de entrada. A “entrada” começa assim que qualquer parte do corpo de um participante quebra o plano de uma abertura para o espaço e continua enquanto um participante ainda tiver uma parte do corpo no espaço.
O supervisor de entrada tem o poder de cancelar uma permissão e encerrar a entrada a qualquer momento. Se condições inaceitáveis surgirem ou a tarefa for concluída, a permissão será cancelada e, se for necessário fazer uma entrada adicional, será necessária uma nova permissão. Embora o trabalho para isso possa parecer extenso e repetitivo, alterações na atmosfera de um espaço confinado podem ocorrer a qualquer momento e por muitas razões, portanto, novas permissões são necessárias a cada vez. Os supervisores de entrada nunca devem permitir a entrada de alguém que não esteja na licença ou quando a licença for cancelada, pois isso pode levar a sérios efeitos à saúde e até a morte.Conclusão
As operações de entrada em espaços confinados são complexas e requerem pessoal treinado adequadamente, trabalhando no espaço confinado e supervisionando a entrada no espaço. Os supervisores de entrada em espaços confinados devem garantir a segurança de qualquer funcionário através do conhecimento de perigos, permissões e métodos de resgate. Ao garantir que os funcionários recebam todo o treinamento apropriado, os empregadores podem estabelecer práticas seguras e evitar lesões desnecessárias ou outros efeitos adversos.

Comentários
Postar um comentário